Pages

Subscribe:

4 de novembro de 2008

Hou, Hou, Hou

Faltando mais de um mês para o Natal, lojas e casas já estão sendo enfeitadas para a data. Confesso que isso me assusta por demais. Primeiro porque isso significa que o ano está chegando ao fim e tudo o que eu havia planejado para ele ficou para trás; segundo porque o este ano passou mais rápido que o anterior, o que significa que terei que reavaliar meu conceito de tempo para 2009; e terceiro porque tenho a impressão de que as pessoas estão tirando seus enfeites das caixas com muita antecedêcia e eu, como sempre ajudei minha avó a arrumar a casa, enfeito duas semanas antes.

E uma coisa que me incomoda nisso tudo é que, quanto mais velha eu fico, mais o tempo passa rápido. Não teria que ser o contrário?

A infância, como sendo a melhor época da vida de qualquer pessoa (sem preocupações, chateamento, obrigações, etc) deveria passar rápido. Mas não, demora muito. Tanto que elas, as crianças, talvez por se cansarem daquela vida de mimos e paparicos, rezam para crescerem logo.

Já na adolescência o tempo começa a caminhar em passos largos. A época da escola, onde temos 'milhares' de amigos e uma vida toda pela frente passa tão rápido que, quase sem perceber, estamos com um pé na fase adulta.

Essa última, a mais cruel de todas, voa. Na minha opinião, isso acontece por que ganhamos inúmeros compromissos que tomam nosso tempo diário. E sem ver o dia passar, sempre correndo contra o tempo, perdemos a contagem dos meses e, quando percebemos, estamos nos despedindo de mais um ano.

Agora imagine uma pessoa de 50 anos. O mundo deve correr para ela. Por isso o povo estressa tanto. Não há mais tempo para coisas corriqueiras e normais. Até para viver é preciso arrumar tempo!

O que eu queria mesmo era ter uma explicação científica sobre isso. Porque o tempo passa mais rápido a medida que envelhecemos? Será que está ligado às diversas tarefas que cumprimos todos os dias? Será que os compromissos não nos deixa ver o tempo passar? Isso é prejudicial ou faz parte do crescimento pessoal?

1 | Comente:

Anônimo disse...

Eu vi o Drauzio Varella no Fantástico naquele quadro da vida e é mais ou menos isso.
O conceito de tempo vai se modificando de acordo com a nossa idade.
Quanto mais velho, mais rápido, hehehe
Ai ai...
Mas, como disse Quintana, não seria melhor nascer velho e morrer bebê, numa boa gozada?
rs