Pages

Subscribe:

14 de dezembro de 2009

Tudo que vai, volta

"Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você"

Eu era criança quando ouvi essa frase pela primeira vez. Já tinha sido repreendida por fazer algum mal a alguém (coisa de criança), mas foi com essa frase que eu entendi, realmente, que não poderia fazer.

Aconteceu numa manhã enquanto eu assistia a minha habitual maratona de desenhos animados. Na época eu assimilava muita coisa que me diziam. Sabe como é, você compara o que os adultos falam com o que eles fazem.

Mas os desenhos sempre me chamaram atenção; talvez por mostrar uma situação e logo depois apresentar o resultado dela. Seja boa ou ruim. É a famosa "moral da história". Muitas pessoas não gostam, mas eu aprendi muito com isso. E foi com o desenho do He-Man que eu aprendi umas das lições mais importantes da minha vida.

E desde então eu tenho vivido assim. Procuro não ferir os sentimentos dos outros pelo simples motivo de não gostar que façam o mesmo comigo. Com isso eu acabo não entendendo certas atitudes, principalmente de quem diz gostar de mim. Muitas vezes anulo vontades em prol de outra pessoa. Não acho isso ruim, desde que não me atrapalhe.Se eu posso ficar feliz e o outro também, ótimo.

Procuro me colocar no lugar da pessoa. Difícil? Não, desde de que você a conheça. Claro, são situações diferentes, mundos diferentes, porém o sentimento é semelhante. Quem gosta de ser enganado? Ninguém. Então por que enganar alguém? Você gostaria de ser enganado? Aposto que não.

Respeito. Essa é a palavra que conduz nossas vidas. Sem ele, não precisamos existir. E o que está nas entrelinhas dessa frase, descrita acima do post, é respeito.

Respeitar sentimentos, limites, vontades. Sim, esse é o caminho para ficarmos de bem com a vida e com quem nos rodeia. E se for preciso mudar certas atitudes, mude. Sempre vale a pena tentar ser uma pessoa melhor.

0 | Comente: